gabriela caesar

[pt]
Sou jornalista de dados no G1, formada pela PUC-Rio e com passagens pelo Estadão e pelo Poder360. Uso a programação em R para descobrir pautas, analisar dados e automatizar tarefas.

Sou responsável pelos projetos de dados “O voto dos deputados” e “O voto dos senadores”, que reúnem os dados de votações do Congresso em uma ferramenta fácil e simples de navegar para achar informações sobre cada deputado, cada senador ou mesmo sobre as proposições votadas.

Coordenei o projeto de dados “O voto dos vereadores”, que apresentou um balanço das votações das Câmaras Municipais de quatro capitais: Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

A ferramenta de dados foi inspirada no “Plenário”, que eu desenvolvi durante o curso de front-end da reprograma, em 2017. Eu fui responsável por todas as etapas do site: ideia, desenvolvimento web, limpeza dos dados e tratamento das informações.

Também escrevi tutoriais na internet sobre a utilidade da programação em R para jornalistas. Acesse a oficina de R para jornalistas na Abraji e o curso de R para jornalistas.

Além de ser jornalista de dados, eu participo ainda do “Fato ou Fake”, que checa informações falsas e discursos de pessoas públicas. Em 2018, eu reuni aqui alguns dos sites úteis para as checagens.

Eu edito ainda parte das planilhas do projeto “As promessas dos políticos”, que monitora as promessas dos 26 prefeitos de capitais, dos 27 governadores e do presidente da República. Faço parte da equipe do “Monitor da Violência”, que apresenta dados sobre segurança pública, coletados com todos os estados do Brasil.

Quando morei em Brasilia, fui setorista do Senado e acompanhei de perto o impeachment de Dilma Rousseff e a cassação de Eduardo Cunha, ambos em 2016. Desde então, continuei trabalhando com assuntos ligados à política (em especial, ao Legislativo) e também à transparência pública.

Twitter: @gabrielacaesar
LinkedIn: Gabriela Caesar
E-mail: gabriela.caesar.2019@gmail.com

Experiência

2017 até atual - Jornalista de dados no portal G1, da TV Globo
2016 a 2017 - Repórter no Drive, newsletter do site de notícias Poder360
2015 a 2016 - Trainee, repórter e redatora no jornal O Estado de S.Paulo
2015 - Freelancer no jornal Folha de S.Paulo
2011 a 2015 - Estagiária nos veículos Portal PUC-Rio Digital, Alerj, TV Band, Piauí e Câmara dos Deputados
2008 a 2010 - Estagiária júnior nos veículos Veja Rio, Jornal do Brasil e O Globo

Formação

2019 até atual - Formação em cientista de dados com R no Datacamp
2018 a 2019 - Formação em analista de dados com R no Datacamp
2011 a 2015 - Bacharelado em jornalismo na PUC-Rio
2013 - Intercâmbio acadêmico na Hochschule Osnabrück (Alemanha)

(lista de cursos complementares e participações em congressos)